domingo, 28 de dezembro de 2014

RESENHA LITERÁRIA: O Morro dos Ventos Uivantes

O livro é narrado por Nelly, empregada da Catherine e pelo Sr. Lockwood, inquilino do Heathcliff e a história se centraliza no amor de Catherine e Heathcliff. Tudo começa quando o pai de Catherine, Sr Earnshaw, volta de uma viagem e traz um menino de mais ou menos 12 anos que achou abandonado. Sr Earnshaw, tratava o garoto com muito amor, como se realmente ele fosse um filho. Então ele decidi colocar o nome desse menino de Heathcliif, em homenagem ao seu falecido filho.



Ele criou um inexplicável afeto pelo menino, o que causou a ira de Hindley, irmão de Catherine ,que espancava e humilhava Heathcliff às escondidas. Heathcliff cresce e a partir daí ,uma grande história de amor, amizade, ira e crueldade se iniciam.

Quando Sr. Earnshaw morre, Hindley começa a tratar Heathcliff como um empregado e não como um irmão, como deveria ser. Cathy estava cada vez mais apaixonada por Heathcliff, mas seu orgulho não permitia que esse amor fosse concretizado, pois ela queria status e alguém rico. Então ela se casa com Edgard Linton, na qual poderia suprimir suas necessidades que eram importante para sociedade. Heathcliff fica devastado e com muito ódio, então decide ir embora sem nenhuma explicação. O tempo se passa e ele retorna rico, frio e com desejo de se vingar. Catherine fica muito doente e se arrepende muito de não ter ficado com o seu grande amor, mas Heathcliif não a perdoa pelo o que ela fez. Então vários acontecimentos vão marcar a vida dos dois para sempre.


***
A narrativa ficou um pouco cansativa, pois tinha detalhes desnecessários que foram introduzidos ao decorrer da história. A autora sob construir uma enredo cheio de amor e ódio, com uma pitada cômica nos seus personagens.

Em relação aos personagens, sinceramente não curti a Catherine mais por sua personalidade, além do fato dela ter preferido abrir mão de um grande amor por causa de dinheiro e status.

Ela era muito engraçada, com um toque de humor negro e sua personalidade mimada, cairam como um luva na história. O personagem que mais amei foi Heathcliff, apesar de seu coração cheio de mágoa e rancor, o seu gosto por vingança me conquistou , pois ele era metade vilão e mocinho.

Sinceramente o que ficou a desejar foi a capa do livro, pois pelo o enredo esperava algo mais sombrio e que causasse arrepios, mas, Morro dos ventos é um grande clássico da literatura que ate hoje é citados em filmes e seris de TV, um historia surpreendente com supressas eletrizantes.
4 estrelas


Gente, amei muito esse livro, mas ele mexeu comigo e causou uma grande dor no coração, pois Cathy morre praticamente louca e sem o seu grande amor. Livro foge dos romances tradicionais, sendo um história fascinante e macabra que me causou arrepios. Um romance inesquecível que comprova que o amor nunca morre. Cathy e Heathcliff foram marcados tanto pelo amor, quanto pelo ódio, mas só conseguiram ser felizes na morte. O morro dos ventos Uivantes é sem duvida um dos meus livros prediletos e mais impressionantes que já li. Ele é grandioso, uma história marcada por cicatrizes da vida e com uma narrativa bem interessante. É sem duvida um clássico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário